domingo, 5 de outubro de 2014

5 de Outubro de...

No dia 5 de Outubro de cada ano passa o aniversário de dois acontecimentos relevantes na história de Portugal.
Em 1143, Afonso VII de Leão e Castela reconheceu o título de rei ao nosso D.Afonso Henriques. O tratado de Zamora é a certidão de nascimento do nosso país.
Em 1910, uma revolução acabou com a monarquia e instaurou o regime republicano. Os duzentos revoltosos entrincheirados na Rotunda que não fugiram nem se suicidaram, receberam o prémio que a desorganização das forças leais ao regime deixou tombar na sarjeta da sociedade portuguesa.
Em 1143 nasceu um Estado independente. Em 1910 dividiu-se uma Nação nultisecular.
Qual a data mais importante? Qual a efeméride que os portugueses não esquecem? Pelas declarações de figuras mais ou menos influentes da opinião pública, o problema nem se coloca. O 5 de Outubro de 1143 foi há muito tempo e o de 1910 só é importante se for feriado.
Em 1910, a ausência de objectivos dos herdeiros de Buiça levou a uma revolução contra a monarquia, contra a Igreja, contra os estrangeiros, contra... e ponto final. Nos dias de hoje, comemora-se a data com a mesma futilidade dos primeiros dias. O que o Zé Povinho mais nota no 5 de Outubro é a falta do feriado!


Sem comentários:

Enviar um comentário